
A equipe do Núcleo de Cardio-Oncologia e Medicina do Exercício (NCME), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), fará ação inédita na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que será a realização de acampamento científico, o ExploraFuturo NCME, com cinco estudantes do ensino médio, entre 21 e 25 de julho, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
“Os alunos vão passar uma semana conosco, aprendendo tudo sobre as profissões da área da saúde, em especial Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina, que atuam com as doenças cardio-oncológicas, foco do nosso núcleo”, destaca o coordenador do NCME, professor Magnus Benetti, que é doutor em Medicina pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e fez estágio pós-doutoral em Cardioncologia pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Os estudantes selecionados virão de colégios de Florianópolis, como o Gaia e o Dual International School, e também haverá um aluno que estuda nos Estados Unidos. Durante cinco dias, eles terão aulas teóricas e práticas sobre assuntos como medida de pressão, eletrocardiograma, ergometria e treinamento de ressuscitação.
“Os alunos também vão acompanhar pacientes na reabilitação e discutir casos clínicos”, afirma o professor Magnus, que integra o Departamento de Educação Física e o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) na Udesc Cefid.
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Programação
No primeiro dia do ExploraFuturo NCME, em 21 de julho, os estudantes do ensino médio participarão de atividades de manhã, a partir das 8h. Eles assistirão a uma palestra sobre o Núcleo de Cardio-Oncologia e Medicina do Exercício e os projetos de pesquisa e terão aula teórica de composição corporal, prática com bioimpedância elétrica e discussão e interpretação dos resultados.
No dia 22, haverá atividades em dois turnos. De manhã, às 8h, o acampamento científico começará com a aula teórica “Sistema cardiovascular I: anatomia, fisiologia do coração, frequência cardíaca (FC), eletrocardiografia de repouso (ECG) normal e alterações mais comuns, arritmias, isquemia e IAM, comportamento da FC ao esforço”. Na sequência, os alunos farão prática de medida de FC no pulso e ECG de repouso e depois terão discussão e interpretação dos resultados.
À tarde, os participantes do ExploraFuturo NCME visitarão o Hospital SOS Cárdio, na Rodovia SC-401, em Florianópolis, onde conhecerão setores como emergência e centro cirúrgico.
O terceiro dia, em 23 de julho, prevê a aula teórica ‘Sistema cardiovascular II: anatomia, fisiologia do sistema vascular, pressão arterial (PA) ideal, normal e limítrofe, hipertensão arterial leve, moderada e severa, resposta da PA ao esforço” às 8h. Depois, haverá prática de medida de PA e discussão e interpretação dos resultados.
No dia 24, também de manhã, a programação iniciará com uma aula teórica sobre emergências, primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar (RCP), seguida de prática de RCP, uso do cardioversor automático e discussão de caso clínico.
O ExploraFuturo NCME fará as últimas atividades em 25 de julho, das 8h às 11h30, com prática de ergoespirometria, teste cardiopulmonar de exercício (TCPE) e discussão dos resultados; acompanhamento em uma sessão de reabilitação; discussão de caso clínico; e encerramento.
Sobre o NCME
O Núcleo de Cardio-Oncologia e Medicina do Exercício está entre os projetos pioneiros da Udesc Cefid, atuando em ensino, pesquisa e extensão ininterruptamente desde 1991, quando foi fundado pelo professor e cardiologista Tales de Carvalho, doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP).
O NCME é referência no Brasil quando se trata de prevenção e reabilitação de doenças cardiopulmonares e metabólicas, realizando dez mil atendimentos em média a cada ano. O foco de trabalho envolve avaliação, prevenção e reabilitação dos pacientes, em um processo educativo voltado à promoção de hábitos saudáveis de vida, com ênfase no exercício físico aeróbio e de resistência muscular localizada.
Mais informações podem ser obtidas na página do núcleo e pelo e-mail ncme.cefid@udesc.br.