
A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó trabalha há mais de quatro décadas sempre promovendo a saúde da mulher com inúmeras ações de orientação para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. As atividades ocorrem durante o ano todo, mas são intensificadas durante o “Outubro Rosa”, mês dedicado a campanhas de prevenção, no mundo todo.
👇Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS👇
A Rede Feminina de Chapecó realiza todo o segundo sábado de cada mês, mutirão de coleta do preventivo. Neste mês serão dois mutirões, o primeiro foi realizado no dia 7 de outubro e o segundo será realizado no próximo dia 28, com horário de atendimento das 7h30 as 16h sem fechar ao meio dia.
Entre os serviços oferecidos para a comunidade estão:
Ambulatório: está disponível para todas as mulheres de Chapecó em idade de realizarem o exame preventivo (Papanicolau), o exame clínico das mamas, e também o encaminhamento da mamografia de acordo com a preconização do SUS. Neste ano, foram atendidas 6.600 mulheres.
Laboratório: realiza a leitura de todas as coletas do exame da Rede Feminina, e das 26 Unidades de saúde de Chapecó, onde temos um contrato de prestação de serviços com a prefeitura de Chapecó. Contamos também com o trabalho voluntaria responsável pelos laudos dos exames preventivos a Dra. Rosane Martins de Aguiar Zin médica cito patologista.
Casa de Apoio anexa a Rede Feminina: acolhe mulheres e crianças em tratamento oncológico de outras cidades e que vem até Chapecó para realizarem o tratamento. Essas mulheres e crianças recebem a hospedagem e todas as refeições sem custo algum, bem como, são oferecidas atividades e terapias integrativas às pacientes. A casa de apoio é mantida pela Rede Feminina e por doações da comunidade. Com estrutura de 14 quartos com banheiros (suítes) com capacidade para hospedar até 28 pessoas.
A Rede Feminina oferece ainda o brechó que funciona todos os dias das 13h30 as 17h com vendas de roupas novas e usadas doadas pela comunidade.
No atelier de costura são confeccionados os artesanatos, os insumos utilizados também doados pela comunidade. E tanto o trabalho do brechó como o do atelier é realizado 100% por voluntárias.
Projetos:
Projeto Acolher, voltado para mulheres em tratamento ontológico aqui de Chapecó onde todas as atividades da Casa de Apoio são disponibilizadas para estas mulheres.
Banco de lenços e perucas, cuidado em fios – temos um espaço aqui na Rede Feminina e No HRO para acolher todas as mulheres de Chapecó e região onde são disponibilizados perucas, turbantes, lenços e o sutiã com prótese externa para as mulheres mastectomizadas.
Hora extra de prevenção: projeto aonde a Rede Feminina vai até a empresa realizar a coleto do preventivo, fornecendo todos os insumos necessários para a coleta, inclusive a maca se necessário.
Promoção da saúde na comunidade – Projeto onde vamos até as empresa, associações, escolas na comunidade em geral e promovemos a saúde da mulher através de rodas de conversa.
Grupo Provim: Programa Viver Melhor, constituído por mulheres mastectomizadas e vinculado a Rede Feminina, surgiu em 1999 como o objetivo de esclarecer e orientar e dar apoio psicológico as mulheres que haviam desenvolvido o câncer de mama. Em breve será lançado o calendário com fotos e mensagens das mulheres que participam do grupo Provim.
Sobre a Rede Feminina de Chapecó
A Rede Feminina de Chapecó é uma entidade filantrópica que neste ano completou seus 41 anos, tem sede própria, conta com 14 colaboradores e 75 voluntárias que trabalham ativamente no acolhimento, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.
Chapecó Online