DestaqueEducação

Unochapecó, UNC e Unoesc na lista das piores universidades do país

Foi divulgado um ranking das melhores universidades do país. No sistema, foram analisados cinco quesitos (ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização). O destaque negativo ficou por conta de três instituições catarinenses, sediadas no Oeste do Estado, a Unoesc, Unochapecó e UnC estão entre as cinco últimas na lista em Santa Catarina. Em nível nacional, a Unoesc aparece na 154ª posição. A Unochapecó é a 166ª, enquanto a UnC ocupa o 180º lugar (confira a lista logo abaixo). Pior que as três está outra catarinense, a Uniplac, na 193ª colocação. A Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, também não está em uma colocação muito confortável, aparece em 40º lugar, mas ainda pior está a UFFS está, na 114ª colocação.

A boa notícia é que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a primeira do estado e a sétima melhor do Brasil, segundo o Ranking Universitário da Folha, publicado anualmente pela Folha de S. Paulo. A UFSC é a única catarinense entre as dez melhores universidades no Brasil.

No topo da lista estão a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As universidades públicas lideram as primeiras 17 colocações do ranking ─ a primeira instituição privada a aparecer é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Se consideradas apenas universidades federais, a UFSC salta para o quarto lugar no país, atrás da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A nota final da UFSC foi 92,5. A da USP, primeira colocada no país, foi 98,02.

Entre as universidades privadas e comunitárias do estado, a melhor colocada é a Univali, que ocupa o 71º lugar no país.

Veja a colocação das universidades catarinenses:

7º – UFSC
40º – Udesc
71º – Univali
75º – Furb
90º – Univille
93º – Unisul
110º – Unesc SC
114º – UFFS
154º – Unoesc
166º – Unochapecó
180º – UnC
193º – Uniplac
196º – Uniarp

(Fonte NSC Total).
Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios